quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Mormonismo

I- RESUMO HISTÓRICO DO MORMONISMO (Gl 1.6-9)

- Fundador
O norte americano Joseph Smith Jr. Nasceu em 23 de dezembro de 1805. e morreu em 27 de junho de 1844, na cidade de Hilinóis, onde foi acusado de grosseira imoralidade e falsificação, Smith foi preso, e uma turba enfurecida invadiu a cadeia, e, a tiros, matou Smith e seu irmão Hyrun.

- Primeira Visão de Smith
Ainda moço, Smith decepcionou-se com as igrejas que conhecera. Foi nesse tempo que diz Ter recebido a sua primeira visão, segundo a qual lhe apareceram o Pai e o Filho denunciando a falsidade de todas as igrejas, com as seguintes palavras: “Eles se chegam a mim com os seus lábios, mas seus corações estão longe de mim; eles ensinam mandamentos de homens como doutrinas, tendo aparência de santidade, mas negando o meu poder. “( O Testemunho do profeta Smith ,pg. 4).

- A Segunda Visão de Smith
Segundo relatos do próprio Smith, apareceu-lhe o “anjo” MORONI, que. segundo fez crer, havia vivido naquela mesma região há uns 1400 anos.

Conforme relatos de Smith, MÓRMON, o pai de MORONI, um profeta. havia gravado em placas de ouro a hishistória de seu povo.

Quando estavam a ponto de serem destruídos pelos seus inimigos, MORONI teria escondido, enterrando, as placas de ouro ao pé dum monte próximo do lugar onde hoje é Palmyra. Nessa visão, MORONI teria indicado a Smith o lugar onde as placas teriam sido escondidas, e lhe emprestou umas pedras especiais, um certo tipo de lentes chamadas “Urim e Tumim”, com as quais poderia traduzir os dizeres das placas.

Esta obra sendo traduzida. foi publicada pela primeira vez em 1029. recebendo o titulo de O LIVRO DE MÔRMON.

- Fundação da Igreja de Mórmon
Joseph Smith cedo encontrou quem o aceitasse corno profeta, pelo que fundou a “IGREJA DE JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ULTIMOS DIAS”. que ficou então estabelecida que era a única igreja verdadeira e que fora dela não havia outro meio de salvação para o homem.

Desde então uma série de revelações de Joseph Smith foi desenvolvendo a doutrina dessa igreja, transformando-a, através dos anos, numa forma de politeísmo.

- Divisão da Igreja de Mórmon
Após a morte de Smith, sua igreja se dividiu. A primeira facção seguiu a liderança de Brigham Young, fiel discípulo de Smith. Após uma série de peregrinações chegaram em 1847 em Uthah, onde hoje é a cidade de Salt Lake Síty, e fundaram a sede da igreja.

A maioria porém decidiu ficar sob a liderança de um filho de Smith, e se separou dos demais, permanecendo tio Estado de Missourí.


II- O LIVRO DE MÓRMON
- O Que é o Livro de Mórmon
Sua primeira edição para o português, apareceu no ano de 1938, e até o ano de 1975, já haviam sido impressos seis edições.

O Livro de Mórmon compõe-se de quinze livros, divididos em capítulos e versículos, sendo eles: 1º Nefi. 2º Nefi, Jacó, Unos, Jarom, Omni. As Palavras de Mórmon. Mosiah, Alma, Helamâ, 3º Nefi, 4º Nefi, Mórmon, Eter e Moroni.


III- O PROFETA JOSEPH SMITH (Dt 18. 20-22; 13.1-3)
- Profecias de Smith
- Concernente a Jerusalém e Seu Templo
Profetizou que a Nova Jerusalém e o seu Templo devem ser erigidos no Estado de Missouri, EUA, nesta geração (Doutrinas e Pactos, seção 84. 1-5).

- Concernente a Sua Casa em Nauvoo
Profetizou que a sua casa em Nouvoo haveria de pertencer à sua família para sempre (Doutrinas e Pactos, seção 124. 56-60 ). Porém após sua morte, os mórmons deixaram a cidade e sua casa não pertence mais a nenhum membro de sua família.

- Concernente a Seus Inimigos
Profetizou que Seus inimigos seriam confundidos e destruídos ao procurarem destruí-lo (2º Nefi 3.14). No entanto ele foi morto na prisão.

- Concernente ao Nascimento de Jesus
Disse que Jesus nasceria em Jerusalém (Alma 7.1 O), a Bíblia porém diz. que .Jesus nasceria em Belém da Judéia ( Mq 5.2)


IV- REGRAS DE FÉ DO MORMONISMO
Crêem na Trindade ( Pai, Filho e Espírito Santo);
Crêem no sacrifício vicário de Jesus;
Crêem nos dons do Espírito Santo ( falar em novas línguas, cura, visões, etc ),
Crêem na Bíblia como Palavra de Deus, quando for correta sua tradução e também ser o Livro de Mórmon a Palavra de Deus;
Crêem na restauração literal de Sião ( As Dez Tribos ); que Sião será construída nos EUA;
Adoram a Deus e concedem a liberdade aos homens de adorarem como ou o que quiserem.

V- CONFRONTOS DOUTRINÁRIOS
- Acerca da Bíblia
A bíblia é a Palavra de Deus, escrita pelos homens. E básica no ensino mórmon, mas reconhecem que foram introduzidos erros nesta obra sagrada devido a forma como chegou a nos.

REFUTAÇÃO

Divinamente inspirada ( Jr 36.2; 2 Tm 3.16 );
Poderosa em sua influência ( Jr 5. 14; Rm 1. 16);
Pura (Sl 19.8);
Santa, justa e boa ( Rm 7. 12 ).
Perfeita ( SI 19.7; Rm 12.2);
Verdadeira ( S1119.142 ).
- Acerca de Deus
“Houví agora, ó habitantes da terra, judeus e gentios, santos e pecadores Quando nosso pai chegou ao Jardim do Edem. entrou nele um corpo celestial, e trouxe consigo Eva. uma de suas esposas. Ele ajudou a organizar o mundo. Ele é Miguel, o Arcanjo, o Ancião De Dias. Ele é o nosso pai, e nosso Deus é o Deus em quem devemos lidar”.

REFUTAÇÃO

Deus e Adão são pessoas distintas. Deus é criador ( Gn 1 .26 ); enquanto Adão é criatura de Deus (Gn 1.27);
Deus não é homen ( Nm 23.19),
Deus é Espírito ( Jo 4.24);
Deus é eterno ( Si 102. 26,27).
- Acerca de Jesus Cristo
“Ele não foi gerado pelo Espírito Santo”( Revista de Discurssos, 1-50 ).
“Jesus foi polígamo: Marta, Maria e Maria Madalena eram suas esposas, e que as bodas de Caná da Galiléia era a festa de um de seus casamentos”( Brigham .Youmg. Wife n? l9,384).
REFUTAÇÃO

Foi gerado pelo Espírito Santo ( 1.35).
Nunca foi casado como os mórrmons interpretam a passagem de (Jo 2.2).
- Acerca da Igreja
Afirmam ter sido a lgieja C~phJlS3 rIa terrv 1105 pFiuiieire~ ‘lei scculn:; aptv~ (t ‘1 de Crissto. Mas o Senhor plevidcticiøut o restabelecimento de sua íu.reja nos l~ ‘rv d;1 -através de Smith.

REFUTAÇÃO

Foi estabelecida por Deus ( Mt 16. 18);
Está fundamentada em Jesus ( Mt 16. 16,18);
Será glorificada por Jesus ( Ef 5. 25-27).
- Acerca do Batismo Pelos Mortos
Os que estão na Carne fazem o trabalho vicário para os seus mortos, e. assim tornam-se salvadores do monte Sião. ( baseiam-se em Hb 6. 1.2 )o plano de Salvação.

REFUTAÇÃO

Não há referência bíblica nem na história eclesiástica sobre batismo pelos mortos.
A ênfase de Paulo em (1 Co 15. 29,30 ) é sobre a ressurreição dos monos e não sobre o batismo pelos mortos. Paulo faz uma critica à prática pagã. onde ainda negavam a ressurreição dos mortos.
- Acerca do Matrimônio
Crêem no casamento para a eternidade (Quem São os Mórnons?, pg. 13).

REFUTAÇÃO

Constituído por Deus, o matrimonio não chega a ser um sacramento divino,
Os ressuscitados serão Como os anjos ( Mt 22 30 ).
- Acerca do Juízo Eterno
O castigo eterno é o castigo de Deus; sem fim é a punição de Deus; ou, em outras palavras, é o nome da punição que Deus inflige.

Todos que recebem um castigo de Deus, recebem um castigo eterno. Dure este uma hora, um dia, uma semana., um ano ou uma era ( O Plano De Salvação, pg. 35 )

REFUTAÇÃO

Se o castigo segundo os rnórmons não é eterno, então o gozo expresso na Bíblia prometido aos salvos também não é ( vd. Jo 6.51; 1 Jo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário